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5 dicas para você se manter hidratado:
Alunos(as) Pesquisadores(as): Maria Julia Curty de Freitas & Laila Andrade Pinheiro -7º ano C
Fonte: http://curtamais.com.br
Por: Curta mais

A desidratação, tão comum nesse período do ano, pode ser evitada com boa alimentação e ingestão de líquidos. Já que, pode ser que seu cansaço ou dor de cabeça seja simplesmente falta de líquidos! Confira algumas dicas de como se hidratar neste período!

1) Água
Pode parecer clichê, mas a tradicional forma de hidratar o corpo, a água, é mais eficiente. Além de ajudar a digerir e absorver alimentos com mais facilidade, ajuda a diminuir a densidade do sangue. E atenção você que está de dieta, a água ajuda a desinchar o corpo , regula a temperatura, reduz infecções, evita a celulite e desintoxica.
2) Água de Coco
O que mais combina com verão e saúde, do que água de coco? Além de refrescante e deliciosa, é rica em sais minerais e nutrientes. A água de coco é
considerada um isotônico natural, ideal para repor os líquidos e os sais perdidos através do suor durante a prática de atividades físicas. Evite tomar
mais que um copo por dia.
3) Água com limão
O suquinho é ótimo para hidratar o corpo, principalmente quando ingerido em jejum. Ajuda o sistema imune mediante a hidratação e a reposição dos
fluídos perdidos pelo corpo. Os limões também são ricos em minerais e vitaminas que ajudam a eliminar as toxinas do trato digestivo. Pois assim que
tomamos o suco, as toxinas são liberadas em um ritmo mais rápido, ajudando a manter a saúde do trato urinário. O ácido cítrico ajuda a maximizar a
função da enzima que estimula o fígado e ajuda na desintoxicação.
4) Melancia
Uma das frutas mais saborosas, a melancia é diurética, pouco calórica, dá ânimo e previne problemas cardiovasculares. Composta por 90% de água,
também refresca, hidrata o corpo e o mais gostoso de tudoé que não engorda. Ainda fornece vitamina C, carboidratos e potássio. Sem contar que a cor
denuncia a presença de licopeno, substância festejada pela ação antioxidante e preventiva contra câncer. Vai uma fatia depois do almoço?
5) Sucos de Frutas
Um copo de suco de frutas até pode te hidratar, mas não é o ideal. Prefira comer as frutas in natura para aborver também as fibras. Caso queira tomar
um suco, coloque folhas verdes e poucas frutas. Fruta, verdura ou legume, independentemente da receita da bebida, a água é presença constante. O
líquido é essencial para manter as funções vitais do organismo, pois participa de todos os processos metabólicos. Evite tomar mais de um copo de suco
por dia.
Postado em 12/03/2019
Image by rawpixel from Pixabay
10 Dicas simples para ter uma alimentação saudável
Alunos(as) Pesquisadores(as):
Rebeca Posoli & Daniel Abelardo - 7º ANO A

Fonte: https://manualdohomemmoderno.com.br
POR LEONARDO FILOMENO

1. NÃO FIQUE SEM COMER: É mais importante comer pouco, mas em intervalos curtos do que comer muito em poucas vezes ao dia. Se seu organismo ficar com restrição e energia, o metabolismo fica mais lento, poupando energia e dificultando a perda de peso. Além disso, a pessoa acaba comendo mais na próxima refeição, buscando alimentos mais calóricos como forma de compensação. Por isso, controle sua alimentação de 3 em 3 horas, intercalando entre as grandes refeições pequenos lanches saudáveis e frutas.
2. COMA COM CALMA: Seu organismo precisa de tempo para processar os alimentos. Vale lembrar ainda que grande parte das enzimas digestivas (50%) são secretadas por estímulos sensoriais (visão, olfato, tato, paladar), o que reforça a necessidade de reservar um tempo para preparar sua alimentação e comer com calma.

3. MASTIGUE BEM: A sua digestão inicia na boca, com a trituração dos alimentos e a ação da saliva. O objetivo principal da mastigação é tornar o
alimento pastoso para facilitar o processo digestivo. Se você não mastigar bem a tendência é que seu organismo demore a avisar que está saciado e
você acaba comendo mais do que necessita. Então, reserve ao menos de 20 minutos cada refeição e mastigue bem os alimentos.
4. NÃO INGIRA LÍQUIDOS COM AS REFEIÇÕES: O líquido (junto com a comida) faz com que você não mastigue bem os alimentos e atrapalha o
processo digestivo. Por isso, procure beber 30 minutos antes ou 60 minutos após as refeições principais.
5. CONSUMA MAIS ALIMENTOS INTEGRAIS: Os alimentos integrais contém vários nutrientes que estão na película do grão. Eles são ótimos para
manter a glicemia baixa (açúcar no sangue), além de ter fibras que servirão de alimento para as bactérias que ajudam seu intestino a trabalhar,
controlando o colesterol e a saciedade.
6. COMA FRUTAS E HORTALIÇAS: Verduras, legumes e frutas são ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais. Isso sem contar que eles contém
fitoquímicos (polifenóis, carotenoides, flavonoides, dentre outras coisas) que são ótimos antioxidantes (protetores das nossas células)
7. BEBA MUITA ÁGUA: Beber água durante o dia faz com que nosso corpo se mantenha bem hidratado, ajuda o organismo a transportar os nutrientes
que precisamos e contribui na digestão dos alimentos. Um truque para saber se você está bebendo água o suficiente é verificar a cor da urina, a qual
deve estar em uma tonalidade amarela bem clara.
8. PREFIRA ALIMENTOS NATURAIS:“Siga uma alimentação o mais natural possível e tente fugir de refeições com muitos produtos industrializados. Se
comer um macarrão industrializado, faça você mesmo um molho caseiro. Se quiser tomar um suco de frutas, tente tomar o natural, pois os alimentos
industrializados contêm muitas substâncias como corantes e conservantes, que possuem altas quantidades de sódio e podem, em longo prazo, causar
hipertensão e sobrecarregar os rins.”
9. COMA DE TUDO: Um erro que muitas dietas cometem é restringir grupos alimentares. Virar vegetariano, comer só proteínas ou salada não são
sinônimos de alimentação saudável. Ao invés disso, aposte no prato colorido, aquele que tem uma fonte de fibras, minerais, vitaminas e proteínas
(legumes e hortaliças, proteínas e carboidratos), essa é a melhor escolha.
10. REDUZA O CONSUMO DE AÇÚCAR: O açúcar refinado passa por processos químicos na sua produção e possuem altíssimo índice de glicose, que
aumentam os índices de glicemia do corpo. Isso contribui para acelerar o envelhecimento, aumentam flacidez da pele e ainda possuem altas
quantidades de calorias, sem os nutrientes necessários. Reduza o consumo de açúcar, diminua os doces.
Postado em 13/03/2019


Image by Aline Ponce from Pixabay
Estudar é o melhor caminho
Por Caio Alves - 7º ano
1ª) Sempre que souber a resposta de uma pergunta que o professor fizer responda
imediatamente. (seguindo essa dica você além de aprender pode causar uma boa
impressão)
2ª) Preste bastante atenção no que o professor fala, pois talvez você não tenha a
chance de ouvir aquela dica novamente.
3ª) Não adianta apenas decorar, você precisa entender o conteúdo da matéria.
4ª) Dentro da sala de aula seus melhores amigos são seus livros, cadernos(material
escolar).
5ª) Mesmo que alguma coisa pareça ser insignificante preste atenção, pois ela pode 
demonstrar ser tão significativa quanto às outras.
6ª) Sempre que você estiver com sono ou entediado acorde e pense o esforço de hoje vai
valer a pena amanhã.
7ª) A última dica é  , relaxe , pois apesar de tantas regras saiba que com muito esforço e
trabalho duro se consegue tudo.
Postado em 15/03/2019
Image by klimkin from Pixabay
Espaço idealizado pela Professora de Língua Portuguesa MARILZA DE JESUS, juntamente com seus alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Novo Horizonte.
A elaboração do FALA CRIANÇADA do CNH tem o objetivo de despertar o censo crítico sobre a realidade social e educacional dos nossos alunos. Além de incentivar a cidadania, a leitura, a boa escrita, bem como a expressão oral e produção textual. Para o aprendizado, o desenvolvimento do Espaço FALA CRIANÇADA foi muito importante. Através da pesquisa, a produção deste espaço contribui na construção de saberes pedagógicos e sociais.